28 de abr. de 2010

Depilação com Cera quente: Mitos e Verdades

Postado por Casa da Depilação Joinville


O QUE É VERDADEIRO OU FALSO NOS CUIDADOS COM A CERA QUENTE DA DEPILAÇÃO?

Muito se fala sobre os benefícios e também sobre certos efeitos indesejáveis
causados pela depilação com cera quente, mas nem sempre as afirmações que se ouvem por aí são verdadeiras.
Já ouvimos muitas lendas em afirmações sobre depilação, como:
Depilação com cera quente causa flacidez na pele?
A temperatura quente pode romper vasinhos das pernas? Entre outras...
Muita gente não sabe o que é verdade ou não sobre a depilação com cera, e acaba confundindo crença popular com cuidados importantes.
Para acabar de vez com as dúvidas e saber exatamente o que é verdadeiro ou não, ela preparou uma lista de MITOS E VERDADES sobre a depilação, com explicações para cada afirmação popular:

1 - A cera quente faz os vasinhos das pernas se romperem e pode causar varizes?
RESPOSTA: MENTIRA. A cera quente ao ser aplicada tem ação superficial. As veias ou micro vasos ficam localizados muito abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não podem chegar, ou seja, a cera quente não provoca rompimento de vasinhos.

2 – A cera quente aplicada com muita freqüência pode causar flacidez, principalmente em regiões onde a pele é mais fina, como abaixo da sobrancelha e buço?
RESPOSTA: MENTIRA. Nem o calor e nem o movimento de puxar a cera altera o tônus da pele. Este estímulo é apenas superficial. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação. Quem quer driblar o problema da flacidez precisa evitar o sol e as lâmpadas infra-vermelhas, principalmente nas pálpebras, pois a exposição excessiva à radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele.

3 - Quem tem problemas de alergias na pele não pode fazer depilação com cera quente?
RESPOSTA: MENTIRA. Primeiro é preciso avaliar quais são os produtos e componentes causadores da alergia.

4 - A depilação com cera quente pode manchar ou escurecer a pele?
RESPOSTA: VERDADE. As manchas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor
solar após a depilação ou se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão. A cera depilatória tira a camada de
proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável.

5 - A depilação com a cera quente dói menos do que com a cera fria?
RESPOSTA: VERDADE. A cera quente atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros, o que facilita a retirada do
pêlo com mais facilidade e menos dor.

6 - A reutilização da cera não traz problemas de pele, pois ela é fervida novamente em altas temperaturas, matando qualquer tipo de bactéria?
RESPOSTA: MENTIRA: Reutilizar cera depilatória, utilizando o processo de fervura, não mata bactérias mais resistentes, portanto não é indicado o uso. Ceras devem ser 100% descartável.

7 - Não se deve fazer nova depilação com cera em menos de 1 mês da depilação anterior?
RESPOSTA: VERDADE. A pele leva, em média, 28 dias para se recompor após a utilização de cera depilatória, que retira a camada córnea da pele, deixando-a desprotegida.

8 - A depilação com cera quente encrava mais pêlos do que qualquer outra depilação?
RESPOSTA: VERDADE. A cera quente retira melhor os pêlos, deixando-os cada vez mais fracos. Ao nascerem novamente, se os pêlos encontrarem uma pele desidratada, áspera e seca, terão dificuldade para rompê-la e, com isso, podem encravar. Por isto a pele deve estar sempre bem hidratada. Porém existem maneiras eficazes de desencravar os pelos.

9 - A depilação com cera quente faz os pêlos crescerem mais depressa do que a depilação com cera Fria?
RESPOSTA: MENTIRA. Toda depilação realizada com a retirada dos pêlos pela raiz faz com que os pêlos levem, em
média, de 20 a 25 dias para crescer novamente.

10 - Depilações em áreas íntimas tiram a proteção que os pêlos dão às mucosas, causando coceira quando os pêlos começam a crescer?
RESPOSTA: MENTIRA. Quando os pêlos são retirados com cera quente e pela raiz, nascem mais finos e a depilação não causa coceira ou qualquer irritação. O mesmo não acontece quando a depilação é feita com lâmina de barbear, já que os pêlos engrossam e, ao romperem a pele, podem irritá-la.

11 - Depois que a depilação com cera é realizada, não se deve utilizar a pinça para a retirada de pêlos que sobraram, pois isso faz com que eles fiquem mais fortes quando nascerem?
RESPOSTA: MENTIRA. Os pêlos que resistem à depilação devem ser retirados com pinça para acabamento do trabalho realizado. Na depilação com cera quente, a pele fica relaxada e os poros dilatados, fazendo com que os pêlos fiquem praticamente desprendidos de sua raiz, facilitando a extração.

12 - É sempre bom intercalar uma depilação com cera e uma depilação com aparelho de
barbear, para não irritar muito a pele?

RESPOSTA: MENTIRA. A depilação com cera quente não irrita a pele. Este procedimento só deve ser adotado em casos graves de pêlos encravados. Aí sim, a lâmina vai esfoliar a pele, soltar os pêlos
encravados e deixá-los pontiagudos, facilitando a saída da pele quando crescer.

13 - A cera quente é mais indicada no inverno, pois as altas temperaturas do verão contribuem para aumentar ainda mais a temperatura da cera, causando vermelhidão na pele?
RESPOSTA: MENTIRA. A temperatura da cera é a mesma no inverno ou no verão. A temperatura interna de cada pessoa é que muda conforme o clima ou temperatura externa, tornando a cera mais suportável ou não.

Fonte: Saúde & Lazer
Atualizado em 18-Fev-2008

Gostou? Então envie para algum amigo!
Link para essa postagem



Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

carlinha on 19 de novembro de 2011 às 16:01 disse...

O uso da lamina faz com que enterrompa as falhas dos pelos, retirado com cera usando alternadamente em caso de muito encravados?

Roseli disse...

Muito bom meninas, parabéns. Eu conheço o trabalho destas meninas a anos e recomendo muito!!!

Postar um comentário

 

DEPILAÇÃO ***COM CERA DE MEL*** Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare