A palavra atual “chá” provém de vocábulos chineses, nomeadamente tchai, cha e tay.
Estes eram usados para designar a bebida e as folhas de chá.
O Chá é preparado com água quente através da infusão de folhas, flores ou raízes de chás. Beber um chá ou uma infusão tem efeitos terapêuticos, como por exemplo, a infusão de folhas de chá são constituídas por fitoestrogéneos, que tem como principal função a redução do risco de osteoporose.
E ainda contem polifenóis, que são compostos de propriedades anti-oxidantes. O chá também contém cafeína e tanino. Os diversos chás podem ter diversos efeitos, nomeadamente efeito sedativo, diurético, bactericida, anticancerígeno e ajuda o sistema imunitário. Diversos estudos mostram que estes compenentes podem ajudar a prevenir outras doenças.
Existem quatro tipos de chás que se diferenciados pela fermentação, oxidação e secagem das folhas.
Chá Branco
Este chá é bastante raro e mais caro visto ser colhidos manualmente numa determinada fase de vida da planta. Isto faz com que tenha folhas jovens. Este Chá deve ser bebido simples, sem adição de açúcares, nem leite e depois das refeições como um digestivo. Devido à infusão delicada o chá branco conserva um sabor ligeiramente doce.
Chá Verde
O chá verde é dos chás mais populares e mais consumidos na Europa, uma subclasse do chá preto. Tem propriedades curativas, em que fortalecem o sistema imunitário, com baixo teor de teína (substituto da cafeína), reduz riscos de doenças cardiovasculares. Como é constituído por grandes quantidades de catequinas (função) ajuda a eliminar toxinas do organismo que originam um efeito adelgaçante e anticelulítico. Desempenha funções relaxantes porque é rico em vitaminas A, C e E. Este chá tem propriedades anti-oxidantes que ajudam a retardar o efeito do envelhecimento e a proteger o organismo.
Chá Preto
O chá preto é bastante forte, em que normalmente é habitualmente tomado com leite.
O seu consumo regular previne doenças de origem cardíaca e enfartes e ainda reduz os níveis de colesterol no sangue.
Chá Vermelho
O Chá Vermelho ou Pu-erh tem um efeito depurador e é um excelente digestivo, especialmente quando se consome uma refeição mais “pesada” e ainda ajuda a reduzir o colestrol. Este chá serve também para os casos de cansaço, depressão, ressacas, dores de cabeça, diarreias, infecções. O Chá Vermelho é considerado como um chá com propriedades medicinais na China.
Os diferentes chás são por vezes são processamentos oriundos das variedades “pura” ou por conterem aditivos de essências, denominando-se por blends.As infusões ou tisanas – ao contrario dos chás que provém das folhas Camellia Sinensis ouAssamica – são preparadas com flores e frutos ou ervas sem as folhas de chá.
Existe actualmente uma maior preocupação em encontrar o equilíbrio entre bem-estar e a saúde. O que origina uma maior procura de tratamentos de spa, em que o chá surge como aliado. De forma a promover e a potenciar o relaxamento e a estimular a acção do tratamento.
O Chá no Mundo
Pelo mundo fora, o chá é um hábito e um ritual com diferentes filosofias. Na China, o chá era parte de uma cerimónia de casamento. Era dado a beber aos noivos um chá amargo, simbolizando a amargura de uma vida solitária, sem ninguém com que partilhar. Depois do casamento, ambos beberiam um chá verde, mais suave e ligeiro que exprimindo a felicidade de uma vida a dois.
Enquanto que no Tibete tratava-se de uma oferenda. Na Turquia, as futuras esposas eram avaliadas através da perícia na preparação da infusão e no Egipto e Marrocos, o chá é servido em copos de vidro decorados e em bules todos trabalhados.
Em Inglaterra, este hábito foi apresentado pela D. Catarina de Bragança, que levou como parte do seu dote de casamento com o Rei D. Carlos II, iniciando assim a tradição do chá das cinco, que viria a ser um ritual inglês.
Beber chá é um ritual de bem-estar em todos os níveis para a saúde mental e física.
Gostou? Então envie para algum amigo!
Link para essa postagem
0 comentários:
Postar um comentário